Lorena, sem filtro nem ponto final

Resenha  – Lorena, sem filtro nem ponto final

por: Marina Rodriguesparagrafolorenaparagrafo

Sinopse: O livro de contos contemporâneos Lorena – sem filtro nem ponto final de Mariana Lancellotti apresenta a sua protagonista, uma paulistana de classe média, em suas paixões desde a infância até a idade adulta, e sua frustação por não conseguir se expressar através das artes, no decorrer de onze Contos, evidenciando os conflitos e o debate sobre o papel da mulher nos dias atuais. As relações humanas enredadas na narrativa são observadas na concepção comportamental, sobretudo nas relações afetivas e sexual, e deste conflito surgem as reflexões sobre paradigmas e estereótipos próprios de um grupo social em especifico, o das mulheres envolvidas com o mundo cultural, frequentadoras da Zona Oeste de São Paulo.

Gênero: Contos
Páginas: 226
Onde comprar: Editora Kazuáparagrafo
Lorena é uma paulistana comum de classe média. Formada em jornalismo, mas que trabalha como fotógrafa, beatlemaníaca, independente, romântica, sincera, romântica e sem filtros. Uma personagem forte, carregada de personalidade e que vive a vida intensamente. O livro se apresenta em forma de contos que acompanham a vida amorosa de nossa querida personagem de modo um decrescente, o que nos envolve ainda mais e nos deixa mais perto de Lorena, quase como se ela fosse uma amiga a muito guardada em nossos corações. Lorena te cativa logo nas primeiras palavras.
“Ele era muito preto-no-branco e minha filosofia sempre foi viver minha vida em arco-íris.”
Acompanhamos várias fases de Lorena, sua infância, adolescência e vida adulta. É um livro sobre paixão, basicamente. Narrado em primeira pessoa pela personagem do título, contém palavrões, cenas mais adultas e um cenário cotidiano tipicamente brasileiro, o que me encantou ao poder trazer a personagem para perto do que realmente é: a verdadeira adequação de um personagem a um ambiente vivido e frequentado pelo leitor, mas nada forçado, pelo contrário, extremamente necessário. São tantas emoções e lições que cheguei a me perder, já não sabia onde começava eu e terminava a personagem.
“Adorava dormir com sua inteligência e tomar café-da-manhã com sua timidez.”
Ao longo dos dez contos, acompanhamos vários temas atuais — como conflitos comportamentais, machismo, o papel da mulher na sociedade, álcool, fofocas, mudanças, casamento, novas experiências e muito mais. A forma como a história é contada faz com a gente acompanhe todo o seu crescimento e amadurecimento da personagem ao longo das páginas, o que nos deixa órfãos de Lorena ao final do livro, com aquele gosto de querer saber mais, como se tivéssemos perdido uma amiga que já nos acompanhava há tempos. A maneira sem filtros com que Mariana escreve a obra torna ela demasiadamente agradável. paragrafo
post-texto-lorena-624x624paragrafo
Eu fico incrivelmente feliz quando encontro livros nacionais com uma qualidade tão absurdamente elevada quanto “Lorena – sem filtro nem ponto final”, torço demais pelo mercado literário brasileiro e agora insisto em indicar esse livro toda vez que alguém me pede uma opinião. Lorena é um must read, ainda mais com as belíssimas ilustrações de Tulipa Ruiz e Mari Casalecchi que embelezam ainda mais essa obra! Na contracapa tem uma playlist com o nome dos contos, uma faixa para cada fase da vida da Lô, amei! Confesso ser suspeita de falar, já que me declarei grande fã desse livro ao final de suas 226 páginas, mas, ei, não perde a chance de lê-lo!                                     paragrafo
13059776_1740272246191735_291498729_nparagrafoO Blog com V deseja um enorme sucesso para os próximos livros da Mari Lancellotti e os aguarda ansiosamente! Viramos seus fãs!

MARI.png

 

Gosta de escrever na terceira pessoa, comer brigadeiro de colher e ler creepypasta de noite. Aprecia boa música, é uma cinéfila irremediável, leitora compulsiva e fã número um de uma boa xícara de café. Ariana, 21 anos, estudante de Medicina e não adepta de rótulos.

                     FacebookInstagramSkoobFlickr

Anúncios

44 comentários em “Lorena, sem filtro nem ponto final

  1. Eu não sou muito de ler contos, mas esses aí parecem ter temas interessantíssimos que dialogam muito com a nossa realidade. Eu estou tentando ler mais nacionais, mas o que mais vejo são livros de romance ou fantasia, coisa que, por ora, não tenho interesse. Quando livros de autores brasileiros partem para um lado mais real, fico interessada. Essa parece uma grande obra. Vou pesquisar sobre valores hahaha. Obrigada pela dica!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, segundo a Mari o livro nem está mais com ela porque emprestou e quem leu gostou muito! Ela elogiou demais no privado e eu tenho certeza de que o livro é uma ótima leitura! Quem sabe você não consegue o livro com a autora com um desconto falando com ela no insta, ou verifica se ela ainda realiza parcerias, aí tu receberia sem gastar muito!

      Um beijão e obrigada por comentar ❤

      Curtir

  2. Caramba! Fiquei querendo esse livro, apenas dois autores brasileiros, por hora, me prenderam com histórias parecidas e a forma como parecem narradas da mesma forma: Paulo Coelho e Martha Medeiros. Acho que agora, terei uma nova queridinha.

    Muito ótima a resenha.
    Xero da Joh ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s