O menino e o mundo

Resenha  – O Menino e o Mundo

por: Pedro Felipe

menino-mundo-cartaz-annecy

O Menino e o Mundo é uma animação nacional de Alê Abreu, também diretor de “Garoto Cósmico”, que utiliza diversas técnicas de desenho para emocionar e encantar em uma trama melancólica e madura, sempre explorando o silêncio e o simples, sendo assim, se diferenciado de produções do tipo, que quase sempre são destinadas a crianças. No filme acompanhamos a jornada de um menino, aparentemente sem nome, que sentindo a ausência do pai, deixa sua aldeia em busca do mesmo.

A voz ecoa sós, mas ninguém responde
Miséria soa como pilhéria

Durante o caminho, somos apresentados a um mundo vasto, cheio de problemas e máquinas estranhas, enquanto observamos o medo, a solidão e a perda da inocência do personagem. Uma maravilhosa realização estética, a produção conta com diversas técnicas artísticas, traços e cores, que ilustram e expressam de maneira competente e sútil a mensagem pretendida pela obra.

Pra quem tem a barriga cheia, piada séria
Fadiga pra nóis, pra eles férias

É impossível não criar uma ligação com o filme, se sentir angustiado, vazio, ter os olhos cheios d’água ao ver a solidão do menino em meio a uma “selva de pedra” um mundo cinzento tão parecido com o nosso. A trilha sonora que conta com Emicida, é parte fundamental na experiência, sendo uma extensão do roteiro, sempre dando o tom das emoções. A música Airgela anima e traz a esperança de volta em momentos chaves da trama, já os outros arranjos e canções manifestam e confessam o que é passado na tela.

tumblr_nkuh3oBDdA1u6s7s9o4_1280

A obra agradou tanto no exterior, quanto em cenário nacional e arrecadou elogios e prêmios em circuitos e festivais, mas a verdade, é o que verdadeiro prêmio quem ganha, é o espectador. Em “O Menino e o Mundo” somos levados a uma viagem de sensibilidade ímpar, que comove e suspira poesia, sempre retratando as questões e adversidades do mundo moderno, tudo isso, como diz trecho da música do rapper Emicida, visto aos olhos de uma criança.

pedro.png

 

Aspirante a escritor, redator freelancer e roteirista nas horas vagas. Típico paulista, vaga de estação em estação procurando um pouco de si em cada lugar que visita. É campeão em maratona de séries e fã de carteirinha de autores como Neil Gaiman e Alan Moore, se considera um chato na maior parte do tempo, se perde em sua própria criatividade e ansiedade.

                       FacebookInstagramSkoobFlickr

Anúncios

16 comentários em “O menino e o mundo

  1. Eu já ouvi falar desse filme justamente por conta das indicações a prêmios, mas nunca cheguei a assistir. Nem imaginava que tinha como trilha sonora músicas do Emicida, o que achei MUITO interessante, porque acaba levando nossa musicalidade para o exterior também. Parece uma obra muito sensível. Assistirei qualquer dia 😀
    Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s