10 obras para quem gosta de Harry Potter

10 obras para quem gosta de Harry Potter

por: Pedro Felipe

Outubro, mês de primavera e de muita bruxaria, afinal hoje é o dia em que comemoramos o Halloween, com doces e travessuras, além de claro muita magia. E é óbvio que quando se trata do assunto, não dá pra esquecer do bruxinho mais famoso e querido da literatura né? Por isso no maior clima de dia das bruxas, decidimos reunir 10 obras para quem é apaixonado pelo universo criado por J.K Rowling, sempre recheado de muita mágica e aventuras. Quando der uma pausa nos estudos em Hogwarts, já sabe que outros universos visitar e não esquece de compartilhar com a gente como foi a viagem, afinal a magia da leitura é pra ser compartilhada.

1. Percy Jackson e os Olimpianos – Rick Riordan

percy-jackson

Talvez depois de Harry Potter, Percy Jackson seja a série de fantasia e aventura de maior sucesso entre a atual geração, alcançando milhares de fãs e tendo até mesmo recebido duas adaptações para o cinema, sendo que o primeiro filme, Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi dirigido por Chris Columbus, sim, aquele mesmo que dirigiu os dois primeiros filmes do nosso amado bruxinho. Mas as semelhanças não param por ai, Percy é um garoto que assim como Harry descobre fazer parte de algo maior e com a ajuda de mais dois amigos precisa combater o mal, é claro que isso se aplica a diversas obras criadas sobre a estrutura da jornada do Herói, mas não dá pra deixar de dizer que a série do semideus se inspirou bastante no universo criado por Rowling né? O importante é que o universo grego em Percy Jackson e os olimpianos é rico, divertido e capaz de entreter qualquer leitor ávido por aventuras, além de trazer as criaturas olimpianas para a modernidade de uma forma muito inteligente. Já sabe de que deus você é filho?

2. Desventuras em série – Lemony Snicket

desventuras-em-serie-netflix-agambiarra

Alusões literárias e culturais, personagens carismáticos e inesquecíveis, aventuras ou melhor dizendo, desventuras marcantes e um enredo capaz de deixar você envolvido do primeiro ao último livro, é isso o que você vai encontrar na série escrita por Lemony Snicket, composta por 13 livros. Desventuras em Série é divertida, ácida e critica quando precisa, melancólica, recheada de mistérios e é desenvolvida de maneira primorosa capitulo após capitulo, mesmo que os livros sigam basicamente a mesma premissa de colocar um tutor maluco na vida dos inteligentes órfãos Baudelaire. Sem dúvidas uma das melhores e mais gostosas viagens que se pode ter no mundo da literatura.

3. Livros da Magia – Neil Gaiman

neil-gaiman-os-livros-da-magia

Timothy Hunter é um garoto de 13 anos, magro, que usa óculos e leva uma vida comum até descobrir que tem potencial para se tornar o maior mago da era moderna, soa familiar? Pois é, existe muita polêmica sobre o fato de J.K Rowling ter plagiado a obra criada por Neil Gaiman e continuada posteriormente por John Ney Rieber. Levando em consideração as declarações dos autores e o contexto em que as duas obras foram criadas, é bem possível que Harry Potter tenha sido muito influenciado pela obra de quadrinhos publicada através da Vertico, selo voltado para adultos da DC, o importante é reconhecer que as duas obras são de extrema importância para a construção da fantasia moderna. Então, tá esperando o que pra ler Livros da Magia?

4. Academia Gotham – Becky Cloonan, Brenden Fletcher e Karl Kerschl

academia-gotham-capa

De princípio, Academia Gotham parece apenas uma mistura de Jovens Titãs com Harry Potter ambientada na famosa cidade protegida pelo Homem-Morcego, mas a série vai além disso e desenvolve sua personalidade própria com personagens interessantes e mistérios que envolvem. Uma boa pedida para quem procura uma HQ diferenciada e de bom conteúdo, com alguns velhos conhecidos e boas adições ao já rico universo mágico da DC.

5. O feiticeiro de Terramar (O ciclo de Terramar) – Ursula K. Le Guin

terramar

Uma obra de extrema importância pra fantasia moderna e claro, para o universo criado com exímio por J.K Rowling. Em O feiticeiro de Terra Mar acompanhamos a jornada de Ged, um jovem mago que busca se tornar o mais poderoso feiticeiro, conhecido como Gavião, para isso ele entra em uma escola de magia e fica deslumbrado com os poderes que pode ter, impaciente e um tanto rebelde ele acaba sem querer despertando um grande mal. Nem preciso dizer porque este clássico magistral de autoria da Ursula K. Le Guin é uma obra obrigatória para qualquer um que queira entrar em Hogwarts né?

6. O aprendiz de feiticeiro (poema) – Goethe

disney_fantazia_mikkey

O aprendiz de feiticeiro é um poema do famoso escritor alemão Goethe, conhecido pelas obras: “Os sofrimentos do Jovem Werther” e “Fausto”, onde um feiticeiro dá a tarefa a seu aprendiz de limpar o chão e o mesmo usa de magia para realizar a tarefa, encantando o esfregão e fazendo com que ele trabalhe sozinho, o problema é que o aparato fica descontrolado e causa uma grande bagunça. A poesia inspirou cenas do filme homônimo e até mesmo uma famosa cena do filme Fantasia da Disney, onde Mickey interpreta o aprendiz. Como diz o feiticeiro no final da obra “Espíritos poderosos devem ser convocados apenas pelos mestres que os dominam”, então já sabem né pessoal, nada de usar magia fora do mundo bruxo para realizar tarefas domesticar como lavar a louça e tirar a roupa do varal.

7. As brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

12197310_10208078895153946_1152319914_o-e1447267825837

A série composta por 4 volumes da autoria de Marion Zimmer mostra de uma perspectiva diferente a vida do lendário Rei Arthur e os acontecimentos a sua volta que compõe a famosa lenda. Aqui os personagens foram reelaborados, já que a trama é protagonizada por mulheres, sendo elas : Guinevere, Morgana  e Morgause. E é claro que a magia se faz presente até porque o paganismo é tema bastante decorrente ao recorrer dos livros, além de claro todo misticismo que envolve a lendária espada de Excalibur. Decorrendo por temas religiosos e políticos, questionando até mesmo o patriarcado, As brumas de Avalon é uma obra importante e que mostra personagens femininas bem construídas, o que tornou possível a gente ter personagens como Hermione hoje em dia.

8. O Hobbit – J. R. R. Tolkien

the-hobbit-wallpaper10-1

Certa vez eu li “O mundo está dividido entre aqueles que leram O Senhor dos anéis e aqueles que ainda não leram” e a cada dia que passa essa afirmação para mim tem mais sentido, afinal é impossível não reconhecer a grandeza e importância do rico universo criado por J.R.R Tolkien, que continua sendo influente e amado até hoje. Se podemos dizer que a fantasia moderna começou a tomar forma e foi moldada pela trilogia do Anel, é possível dizer que foi com o Hobbit que ela teve seu primeiro suspiro de vida e seus primeiros passos e claro que Harry Potter e qualquer obra de aventura moderna deve muito a isso. “Em uma toca vivia um Hobbit”, quem diria que a jornada de um ser tão pequeno quanto Bilbo o Bolseiro seria algo tão grandioso ao ponto de se perpetuar até hoje? O Hobbit é uma leitura mais que obrigatória para quem gosta de Harry Potter, na verdade é mais do que obrigatória para qualquer pessoa que goste de um bom livro e se você ama Dumbledore, é bem provável que acabe amando Gandalf também, ah, esses magos maravilhosos.

9. As aventuras do caça-feitiço – Joseph Delaney

mainwp-11

Thomas J.Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e é capaz de ver criaturas das trevas e coisas que são ocultas para pessoas normais. Por seu potencial ele se torna aprendiz do Caça-Feitiço, um homem sábio, mas que também é frio e distante, tendo reprovado muitos aprendizes. Thomas acaba sendo enganado e liberta a tenebrosa e poderosa feiticeira Mãe Malkin, o que lhe impõe a responsabilidade de lidar com esse grande mal durante seu amadurecimento como feiticeiro.  As aventuras do caça feitiço é uma série composta por 13 livros e ótima para quem procura uma leitura mais simples e descontraída.

10. A saga do mago – Raymond E. Feist

mago-aprendiz-martin-deschambault

Reinos em guerras colossais, culturas exóticas, criaturas mágicas e um universo envolto em magia, é isso que você vai encontrar em O mago. O épico gira em torno de Pug, um órfão franzino que sonha em ser um servo do Rei, mas que acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Tendo que lidar com inimigos desconhecidos, Pug também precisa dominar uma nova e poderosa forma de magia. O mago sem dúvidas é uma das obras de fantasia mais bem escritas que se pode encontrar atualmente e merece a leitura pela inteligência que trata assuntos como guerra, amor e dos efeitos que a magia e o poder podem desencadear na vida de um homem.

pedro.png

 

Aspirante a escritor, redator freelancer e roteirista nas horas vagas. Típico paulista, vaga de estação em estação procurando um pouco de si em cada lugar que visita. É campeão em maratona de séries e fã de carteirinha de autores como Neil Gaiman e Alan Moore, se considera um chato na maior parte do tempo, se perde em sua própria criatividade e ansiedade.

                      FacebookInstagramSkoobFlickr

Anúncios

47 comentários em “10 obras para quem gosta de Harry Potter

  1. Sou uma potterhead desde que tinha 7 anos mas nunca li nenhum livro desses e muitos eu não sabia que existiam. Realmente o universo de HP é encantador e se há outros livros que nos transportam para lugares desse tipo, é fantástico. Já anotei os nomes de todos e com certeza lerei em breve.
    Beijo da Cá – Blog Fala Cá!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu amei de paixão seu post. Você acabou de citar as obras que mais admiro e amo em todo o universo. Principalmente Harry Potter e Percy Jackson, desde sempre fui fã de Percy Jackson, mas comecei a gostar de Harry Potter a pouco tempo. O hobbit também é outro livro q gosto muito. E outras também que já li/assisti como as Brumas de Avalon, o Aprendiz de feiticeiro, Academia Gotham e Desventuras em série. Parabéns pelo post, gostei muito mesmo! 😍😊

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ahhhh, o Pê vai amar ler seu comentário! Que coisa mais linda, obrigada por todo o carinho e por dedicar um tempo para ler o post e gostar dele tanto assim! Ficamos muito felizes que a lista lhe foi útil e que você adorou o post. Beijão 😉 ❤

      Curtir

  3. Eu gostei bastante do seu post, falar a verdade eu nunca me interessei muito para ler Harry Potter porque eu sou daquelas que se vê o filme antes de ler o livro fica sem graça, mas dizem que é muito bom os livros, quando der comprarei aquele box que é muito lindo, E em relação aos outros que tenho muita vontade de ler também é Percy Jackson e Desventura em Serie parece ser muito legal o que me quebra e a quantidade de livros que é composta kk ficar de olho nos sites para ver se acho desconto 😁

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi! Tudo bem?? Eu nunca li nenhum desses outros livros, mas tenho muita curiosidade em ler Percy Jackson, Desventuras em séries e O Hobbit. Tinha um grande preconceito com Harry Potter, mas esse ano resolvi tirar esse preconceito e comecei a ler a série, e tenho que confessar que me surpreendeu muito. Achei bem bacana a história, e assim que acabar a Harry pretendo ler algum desses outros. Adorei o post 😉

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s