Poemas de origami

Resenha – Poemas de origami
por Caroline Moreirabarra
poemas.png
barra
Sinopse: Poemas a sete mãos. Origami é uma arte milenar do Japão, que consiste na criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes. Poema é uma obra literária, que emociona e sensibiliza o leitor. Os Poemas de Origami representam a união da sensibilidade humana com a habilidade manual de poder criar formas apenas com um pedaço de papel; escritos a 7 mãos por duas jovens poetas- favorecendo a concentração, a paciência, a inspiração, a emoção, a dedicação, a composição e a satisfação pessoal de fazer algo realmente criativo entre centenas de dobraduras, versos, estrofes ou simplesmente prosa, repleta de sentimento, profundamente humana; sob os auspícios de paz e harmonia, das quatro estações do ano, que registram através de um haicai, o passar do tempo entre o céu e a terra, do Oriente ao Ocidente. São poemas do Brasil para o Japão, e do Japão para o mundo, oriundos do Porto de Santos, onde em 1908 aportou o navio Kasato Maru, trazendo a bordo os primeiros 781 imigrantes japoneses.

barra
Número de páginas: 52
Onde encontrar? Saraiva
barra
“Poemas de origami” trata-se de um livro curtinho e fácil de ler, com várias temáticas trabalhadas nos poemas. No entanto, considero que o principal objetivo da obra seria, assim como a arte de dobrar origamis, devolver a paz e a calma que nos é tomada cotidianamente. Funciona quase como a atividade citada, porém de uma forma poética.
barra
Com poemas destinados ao Japão, e deste para o mundo, realiza-se uma viagem que reúne a sensibilidade e a delicadeza do processo de dobraduras, bem como a inspiração e a motivação pessoal, através dos versos e estrofes.
barra
Como li um pouco antes da virada de ano, senti que fui emocionalmente afetada de modo positivo pelas autoras, afinal, o projeto em si tem uma perspectiva otimista, até mesmo ao abordar tragédias e eventos tristes carrega um misto de emoção e reflexão, confortando os leitores como apenas as palavras conseguem proporcionar. Desse modo, passei por vários “eus” diferentes durante a leitura, foi como uma descoberta e também uma reafirmação de quem eu sou, tudo isso juntamente com um clima leve.
barra
Isso se deve ao fato de que, a meu ver, não há rimas complicadas nem palavras truncadas, na verdade, parece um conjunto de poemas bem simples para realizar uma leitura. Entretanto, até na simplicidade pode-se encontrar algo profundo e complexo, embora pense que isso recaia mais sobre a responsabilidade da interpretação de cada um. Certos leitores aceitam o óbvio ou compreendem no sentido literal, não julgo isso errôneo, todavia o universo poético exige sensibilidade. Sobre o mesmo poema pude questionar quantas interpretações consegue-se obter e o quanto isso é fascinante!
barra
Acerca da divisão do livro, acrescento pontos positivos para a estética num geral. Não conhecia essa editora, mas o trabalho em si foi muito satisfatório. A capa tem como fundo flores e um origami, ornando com fontes que possuem harmonia; e o resultado é incrível.
barra
Agora, indo direto ao ponto: o livro é separado nas quatro estações (verão, outono, inverno e primavera) e também em “Yoko, de Hiroshima”. Cada capítulo tem uma frase introdutória e uma ilustração, tudo muito fofo e nada exagerado.
barra
Bom, eu gostaria de mencionar os meus poemas favoritos que foram: A gaiola, O menininho do Rio e Sonhadora.
barra
Afinal, de que adianta ser:
Pintado, visto, admirado
Como uma obra prima da natureza,
Se em sua gaiola não pode ser
O que é em óleo sobre tela?
O pássaro que voa, canta e vive
Em uma magnífica floresta tropical?
(A Gaiola)
barraEste segundo foi escrito em homenagem ao menino de 6 anos que ficou preso ao cinto de segurança, durante um assalto ao carro da família, e então foi arrastado por aproximadamente sete quilômetros até a sua morte. Foi uma tragédia que atingiu o país todo e este poema me tocou profundamente.
barra
Quando uma criança morre,
Um pedacinho do futuro
Deixa de acontecer…
(O menininho do Rio)
barra
O terceiro poema foi algo mais pessoal e por me sentir representada nas estrofes, de todos o que mais gostei foi o dA gaiola, e do qual falarei por último: parece ter uma metáfora clichê e abordar um tema tão clichê quanto, contudo, tem algo tão único nele que não sei descrever e por essa singularidade, que me encantei.
barra
Ela não tem medo do inatingível,
Pois o seu segredo é algo
Que todos podem ver,
Basta encontrar o arco-íris no inverno.
(Sonhadora)
barraGostaria de agradecer às autoras desse livro tão curto por conseguir transmitir um conteúdo tão grandioso! E indicá-lo para todos os amantes de poesia, pois lê-lo foi uma experiência muito gostosinha nesse fim de ano, pareceu um marco entre duas pessoas distintas: quem eu era antes e depois da leitura. Acredito que toda obra nos acrescenta algo, então, permitam-se mudar com esses versos a sete mãos! Poeme-se!

carol eu

 

Dona de 18 primaveras. Feminista. Estudante de Pedagogia. Amante de MPB, animes, k-pop, doramas e uma boa xícara de café. Não vive sem livros, filmes ou maquiagem. É apaixonada por Fred Elboni e quer proteger todos os animais do mundo 🌸

FacebookInstagramSkoobTwitterFlickr

Anúncios

62 comentários em “Poemas de origami

    1. Ah super entendo. A maioria prefere histórias mesmo, mas super indico! Estava baratinho e ele é muito bonito, a capa, os detalhes e por não ser aquele tipo de poesia muito complexa, penso ser o ideal para se apaixonar por esse mundo. Obrigada pelo comentário 🙂

      Curtir

  1. Oi Carol, tudo bem?

    O livro parece ser realmente lindo, pelos poemas que você escolheu já é perceptível o sentimento que emana de cada frase e acalenta o coração do leitor. Essas leituras rápidas valem muito a pena, pois o aprendizado acaba sendo inestimável. Gosto da ideia de ter palavras simples e de ser dividido pelas estações do ano. Tenho certeza que amaria!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s