10 videoclipes dirigidos por diretores famosos

10 videoclipes dirigidos por diretores famosos

por: Pedro Felipe

Os artistas precisam divulgar seu trabalho, isso sempre foi crucial para uma carreira consistente e saudável, o que mudou foi a forma como passaram a fazer isso. Em 1982 quando Michael Jackson lançou Thriller, causou uma verdadeira revolução e um impacto sem igual na indústria musical, afinal como um vídeo de uma música poderia ser tão bem produzido assim? Tão cheio de referências e conteúdo ao ponto de entreter as pessoas? A partir daquele momento, os clipes musicais passaram a receber a devida atenção que mereciam. 

E ainda na década de 80, quando a MTV se consolidou e exibiu videoclipes horas a fio, foi o ápice desse tipo de produção, levando os artistas a investirem cada vez mais em seus videos, algo que continua vivo até hoje. Tanto é verdade, que muitos trabalhos passaram a ser dirigidos por verdadeiros monstros de direção da sétima arte. Então nós aqui do Blog com V, resolvemos pegar e listas 10 clipes interessantíssimos dirigidos por diretores consagrados, coloque seu fone de ouvido, prepare uma pipoca e vem com a gente!

1. Michael Jackson – Bad

Diretor: Martin Scorsese.

Principais filmes: Taxi Driver, Os bons companheiros e Lobo de Wall Street.

bad.jpg

O que aconteceria se um dos maiores diretores dos últimos tempos se juntasse a um dos maiores astros da música? A resposta é o clipe de Bad dirigido por Scorsese. Michael sempre valorizou muito seus videoclipes, tanto que causou uma verdadeira revolução com Thriller de 1982, como citamos acima e cinco anos depois voltou a surpreender com a parceria com o famoso diretor norte americano. No vídeo é possível ver o cantor vestido no melhor estilo “bad boy” dançando ao lado de dançarinos de maneira magistral como sempre e dando vida ao som. No clipe Michael ainda contracena com Wesley Snipes, vale a pena conferir aqui.

2. Radiohead – Daydreaming

Diretor: Paul Thomas Anderson.

Principais filmes: Magnólia, Sangue Negro e Vicio Inerente.

radiohead-daydreaming-paul-thomas-anderson.png

Um diretor visionário trabalhando com uma das bandas mais inovadoras e revolucionárias das últimas décadas, é isso que você encontra em Daydreaming, clipe que conta com Thom Yorke andando por cenários em um clima melancólico e angustiante. Paul Thomas Anderson já havia trabalhado com Johnny Greenwood, guitarrista da banda, em um documentário e para nossa sorte a relação do diretor com a música continua intima, sem dúvidas um clipe de sensibilidade e beleza ímpar que você pode conferir aqui.

3. Phoenix – Chloroform

Diretora: Sofia Coppola.

Principais filmes: As virgens suicidas, Encontros e desencontros e Bling Ring : A gangue de Hollywood.

capa2

A união entre Sofia Coppola e Thomas Mars, líder do Phoenix parece dar tão certo que os dois resolveram estender a parceira para Chloroform, clipe da banda francesa. Com a direção sempre competente e um tanto minimalista da diretora, o vídeo aliado a música encanta, haja tanto talento em uma só família.

4. Red Hot Chili Peppers – Under the bridge

Diretor: Gus Van Sant.

Principais filmes: Gênio Indomável, Paris te amo e Paranoid Park.

rhcp.jpg

O RHCP é daquelas bandas que não faz feio em clipes, são muitos os trabalhos que se destacam do grupo e com Under The Brigde não é diferente. Com direção de Gus Van Sant, o video conta com imagens que poderiam muito bem ser pinturas, tão eternas quanto a memorável canção. Sem dúvidas um trabalho poderoso.

5. The Killers – Here With Me

Diretor: Tim Burton.

Principais filmes: Os fantasmas se divertem, Edward: Mãos de tesoura e a A noiva cadáver.

the-killers-tim-burton-here-with-me.jpg

Em Here With Me, Tim Burton empresta sua peculiar e estranha visão ao The Killers, marcando a volta da parceria entre o diretor e Wynona Rider, o clipe conta com imagens belíssimas embaladas pela doce melancolia da música. Tão bem produzido e dirigido que dá vontade de rever em looping pelo conjunto da obra.

6. Arcade Fire – The Suburbs

Diretor: Spike Jonze.

Principais filmes: Quero ser John Malkovich, Onde vivem os monstros e Her.

arcade_fire_the_suburbs.jpg

O Arcade Fire é uma daquelas bandas que faz tudo com esmero, desde a produção de um single a capa de um álbum, o que talvez explique a escolha por Spike Jonze em The Suburbs, o diretor que tem ótimos filmes na carreira mostrou o seu talento em um clipe que não só capta perfeitamente a alma da música, como também a estende, dando ainda mais força a seu significado.

7. My Chemical Romance – Helena

Diretor: Mark Webb.

Principais filmes: 500 dias com ela, O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2.

mts_fuzzy-416160-mts2_173567_shadowterra13_helenapic.jpg

O My Chemical Romance foi muito importante na construção da música emotiva, não só pelo primor musical, mas também por conta de sua estética, o que pode ser atestado com o clipe de Helena, onde Mark Webb coloca em cena toda a angústia da canção e constrói um visual que parece inerente a banda, de tão natural e belo que o vídeo fica. O MCR não poderia ser outro se não o desse clipe.

8. Arctic Monkeys – Fluorescent Adolescent

Diretor: Richard Ayoade.

Principais filmes: Submarine e O duplo.

arctic.png

Um hino dessa geração precisava de um clipe a sua altura e foi isso que Ayoade fez, com influências de Laranja Mecânica o diretor criou um vídeo tão emblemático quanto a canção. Talvez por isso a parceria entre Richard e Arctic Monkeys tenha se repetido tantas vezes.

9. Madonna – Bad Girl

Diretor: David Fincher.

Principais filmes: Seven, Clube da Luta e Garota Exemplar.

madonna.jpg

Ah, o que falar de Madonna, artista que com o lançamento de seu quinto disco Erotica, quebrou paradigmas de uma sociedade conservadora e ainda falou de liberdade sexual com a maior naturalidade do mundo? Uma das músicas responsáveis por tamanho sopro de liberdade foi Bad Girl e uma canção desse patamar precisava de alguém a altura para dirigir seu clipe, o escolhido foi o talentoso e visionário diretor David Fincher, responsável por filmes como Seven e Clube da Luta, verdadeiros marcos do cinema moderno. Repleto de simbolismos, com um clima noir e exuberando sensualidade, vemos no clipe Madonna mostrar o porquê é uma das artistas mais amadas de todos os tempos, ela ainda contracena com Christopen Walker, nesse que é um dos vídeos mais interessantes de toda história da música.

10. Daft Punk – Around The World

Diretor: Michel Gondry.

Principais filmes: Brilho eterno de uma mente sem lembranças, A espuma dos dias e Human Nature.

1997-daft-punk.jpg

O Daft Punk não parece precisar se esforçar para colocar suas músicas em nossas cabeças, afinal são muitos os hits que tocam repetidamente em nossas mentes e dessa vez a dupla de robôs parece ter ido além, afinal fizeram questão de colocar um clipe em nossas memórias. Em Around The World o diretor Michael Gondry capta bem todas as batidas do duo e emplaca uma verdadeira viagem, difícil de esquecer.

pedro.png

 

Aspirante a escritor, redator freelancer e roteirista nas horas vagas. Típico paulista, vaga de estação em estação procurando um pouco de si em cada lugar que visita. É campeão em maratona de séries e fã de carteirinha de autores como Neil Gaiman e Alan Moore, se considera um chato na maior parte do tempo, se perde em sua própria criatividade e ansiedade.

                     FacebookInstagramSkoobFlickr

Anúncios

60 comentários em “10 videoclipes dirigidos por diretores famosos

  1. Acabo de perceber que nunca reparo o nome dos diretores dos clipes, porque já assisti muitos desses, conheço alguns nomes, mas nunca tinha ligado uma coisa à outra hahaha. Vou prestar mais atenção nisso aí, viu… Adorei a seleção, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso Top Comentarista valendo um livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que dicas maravilhosas Nunca tinha me atentado aos diretores de determinados clipes mas muitos aí já vi e muito rsrsrs… Tim Burton e o único que conhecia, até mesmo porque ficou muito famosínho,de novo, devido ao filme Das Criancas Peculiares Parabéns pelo Post 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s