Maria do Sol

Resenha  – Maria do Sol

por: Caroline Moreira

maria_do_sol_1472988261609647sk1472988261b

Sinopse: “Um crime, uma culpa, um fantasma…” Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí. Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos. Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir. 

Número de páginas: 127
Onde encontrar? Maria do Sol
barra
A  narrativa começa de forma não-linear, apresentando um diálogo entre Dona Carlota e Vicentinho, que observam o comportamento de Pedrinho, filho de Vicentinho. Pela primeira vez, o garoto parecia ter feito uma amizade, porém, juntamente com a alegria de ter uma companhia, Pedro também foi tomado por outro sentimento, o de ciúmes. Sem querer que Maria do Sol tivesse qualquer outro amigo, empurrou-a na piscina de adultos e fugiu assustado. Desde então, evitava de todas as maneiras as lembranças e qualquer coisa que remetesse a situação, por isso, voltou para a cidade e não visitou mais a fazenda onde tudo havia ocorrido.
barra
blogcomv-1
barra
Nos demais capítulos, a história se desenvolve mostrando a infância de Pedrinho, como a culpa afeta o psicológico dele até se tornar um adulto e de que forma consegue lidar com isso. A escrita de Alice Raposo é simples e leve, o que facilita a leitura e também complexa, por trazer uma reflexão sobre como a ausência dos pais e a vida solitária de uma criança pode influenciar em suas atitudes. Além disso, os capítulos são curtos e por isso, não há descrições desnecessárias, pois é uma linguagem muito objetiva.
barra
Com referências a grandes autores como Tolkien e C. S. Lewis, o enredo também conta com indicações de livros e a presença de citações. Entretanto, os diálogos construídos parecem pouco naturais, como se todos os personagens quisessem expressar uma emoção e ela saísse de uma forma abrandada. Ao menos, essa foi a minha impressão, porém, quem sabe esse seja apenas o estilo da autora.
barra
Analisando a parte estética, a obra possui ilustrações maravilhosas! Achei elas super fofas e adorei o traço, já as páginas, são brancas e possuem letras que podem ser consideradas de medianas a grandes, a história em si não possui muitas páginas e é possível ler rapidinho. A capa, mesmo não me lembrando da Maria do Sol que imaginei ao ler o livro, ainda assim possui sua beleza.
barra
blogcomv-2
barra
Mesmo apreciando a escrita da autora, não tive a sensação de que a obra me acrescentou algo que já não encontrei em outros livros, não é o tipo de livro que muda a sua vida mas é como uma dessas leituras ideais para sair de uma ressaca literária: curto e objetivo, o desenrolar das situações não irá ser maçante e também não será uma leitura pesada ainda que o tema abordado pareça ser.
barra
E você? Leria Maria do Sol? Não esqueçam de acompanhar as novidades nas redes sociais da autora: Instagram, Facebook & Site.
carol eu 

 

Dona de 18 primaveras. Feminista. Estudante de Pedagogia. Amante de MPB, animes, k-pop, doramas e uma boa xícara de café. Não vive sem livros, filmes ou maquiagem. É apaixonada por Fred Elboni e quer proteger todos os animais do mundo 🌸

FacebookInstagramSkoobTwitterFlickr

Anúncios

53 comentários em “Maria do Sol

  1. Gostei das ilustrações, mas foi só isso hahaha. Não senti nenhuma conexão com o livro ou um grande interesse, infelizmente. Talvez para curar uma ressaca literária dê certo, como você mesma disse, mas fora isso não chamou muito minha atenção :/

    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s