Brisa filosófica

Resenha  – Brisa filosófica

por: Marina Rodrigues

brisa_filosofica_1450370325542181sk1450370325b

Sinopse: ‘Brisa Filosófica’ é um livro leve, moderno e intuitivo. Traz assuntos para reflexão individual e de interesse coletivo. É interativo e de conteúdo original, com respeito à liberdade de escolha e expressão de cada um. Concebido de forma poética, aborda temas como liberdade, corrupção, redes sociais, indignação popular, escolhas, preconceitos, bullying, amor, sexo, drogas, música, filmes, família, entre outras brisas e poesias. 

Número de páginas: 200
barra

Brisa filosófica é uma confusão de pensamentos, verdadeira catarse de Marcos Renato. O livro conta com poemas, contos, playlists, ilustrações, frases soltas e tudo mais que a mente tão fértil do autor pôde expressar nas 200 páginas — contando até mesmo com páginas colaborativas, com participação ativa do leitor. Eu diria que se trata de um livro bem moderno, leve e pesado ao mesmo tempo — falando do ponto de vista de algumas opiniões que podem ser vista como polêmicas para alguns, mas, ainda sim, a escrita é bem leve, muito fluida e despretensiosa.

Ditadura de opinião. Apologias. Hipocrisias. Falso moralismo. Desrespeito. Arrogância. Prepotência. Preconceito. Cessão de liberdade — odeio e, espero, a maioria das pessoas também. Embora ainda ache que essa mesma grande maioria também carregue um pouco de traços destes mesmos “atributos”, pois a hipocrisia ainda é o maior deles. Assim, ao tomar esse livro em tuas mãos, deves ter duas percepções: a primeira é de que o livro não é a tua opinião e não tens que seguir fielmente àqueles preceitos, o segundo é que tu tens que te despir da tua pele por algumas horas e te permitir encontrar novas opiniões, se possível vestir a pele dele e sentir o que ele tem para te dizer. Então, agora, de fato, confesso: minha opinião aqui não vale de nada. Se gostei ou não, não vem ao caso, eu não estou em poder disso. O que sei é que a leitura foi dúbia, por vezes rejeitei e por vezes abracei aquelas páginas, algo que considero normal e acontece com a maioria dos livros.

Este livro é para exercitar a liberdade. Sinta-se um pouco mais livre. Simplesmente não julgue, nem a mim e nem a si mesmo. — Página 19

Nesse sentido, o que posso dizer é que o livro é muito bem redigido, a diagramação é impecável, tudo parece correto dentro da própria confusão das páginas. Ademais, a capa é simples, mas ainda sim me chamou bastante atenção e considero um exemplar que fica deveras bonito numa prateleira, com suas inúmeras constelações e brisas escondidas. As folhas são de uma grossura na medida certa e as páginas amareladas contribuem para o tom gauche da leitura — no sentido Drummond da palavra, claro.

Como a própria sinopse diz, o livro aborda temas como liberdade, corrupção, redes sociais, preconceitos, bullying, amor, sexo, drogas, música, filmes, família, entre outros temas. Por vezes Marcos atua com a intenção de desconstruir padrões e por vezes só para emitir sua própria opinião e sentir, acho digno.

Amo o intangível

feito adrenalina que entusiasma

feito loucura e rebeldia

feito liberdade

— Trecho da poesia: Invisível aos Olhos.

As partes das quais mais gostei foram de contos como “Virgem Maria”, que narra a história de uma das inúmeras Marias que existem no Brasil e no mundo, em que a personagem sofre preconceito por causa das pintas no seu corpo, um dos contos mais bonitos que li esses tempos. Além disso, se eu pudesse escrever um poema agora, seria algo parecido com “Nem tudo são flores”, uma obra-prima do cotidiano contemporâneo e de muitos jovens, como eu. Me identifiquei muito com as Playlists, o gosto do autor é bem parecido com o meu, ele indica filmes como O Poderoso Chefão, Donnie Darko, The Wall, O Fantasma da Ópera e músicas como as do Pink Floyd, Bob Marley e até Adele, assim como muitos outros.

img-20170125-wa0001

Por fim, recomendo esse livro para quem está procurando uma obra moderna, diferente, despretensiosa, alternativa. Estou ansiosa para ver a opinião de quem já leu, então comenta aqui o que achaste e não esquece de aproveitar, que no site do autor o livro está saindo por 25,50 e o frete esta grátis para todo o país, isso faz parte da campanha de incentivo à leitura que ele propõe! Depois, não esquece de dar uma olhada no site, podes interagir mais com o livro e ainda participar do Brisa Filosófica II, com indicações as de músicas, de livros (e até mesmo de comidas para Larica).

MARI

 

Gosta de escrever na terceira pessoa, comer brigadeiro de colher e ler creepypasta de noite. Aprecia boa música, é uma cinéfila irremediável, leitora compulsiva e fã número um de uma boa xícara de café. Ariana, 21 anos, estudante de Medicina e não adepta de rótulos.

FacebookInstagramSkoobFlickr

Anúncios

39 comentários em “Brisa filosófica

  1. Oi, Marina.
    Eu realmente não consigo gostar dessa capa e desse título hahaha.
    Os temas que o livro aborda são muito interessantes ao meu ver, mas o problema é que eu prefiro romances e acabo fugindo do que sai disso, poemas estão inclusos, então já viu né? Acho que não seria uma boa leitura para o momento, preciso amadurecer a ideia haha. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Carol! Compreendemos o seu posicionamento, mas adianto que poemas são incríveis e você deveria amadurecer a ideia, e ampliar um pouco seu gosto literário. Digo por experiência com outros gêneros… A gente se surpreende muito deixando essas barreiras de lado. Um abraço ❤

      Curtir

  2. Hello!
    Primeiro, que capa linda!! Já adorei por isso kkk’ e sua resenha está maravilhosa! Super detalhou o livro.
    Segundo: A história é iteressante, os temas, porém…
    Terceiro: Não me senti 100% atraída pelo livro. Mas todo esse lance de reflexão é um lado positivo. E com certeza não deixa de ser um bom livro. Quem sabe em algum outro momento me interesse.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s