Mutações

Resenha – Mutações

por: Caroline Moreira

51qJJcjFeiL._SX339_BO1,204,203,200_

Sinopse: Mutações é, acima de tudo, um intenso esforço de empreendimento de uma compreensão do cotidiano. Renata Emily se utiliza de recursos diversos para promover este olhar: o humor, a ironia e o lirismo revelam liberdades de escolha, desejos de conquista, ambição desmedida, contradições do sentimento amoroso, tragédias privadas e desgraças públicas, além do universo de verdades, mentiras e segredos expostos e escondidos sob o empate entre opressores e oprimidos. 

Número de páginas: 120
Onde encontrar? Amazon & Livraria das Marés
barra
Composto de contos minimalistas e poesias, “Mutações” é um livro versátil e de rápida leitura, porém não me cativou totalmente. A linguagem é rebuscada, apesar de tratar temas cotidianos e também de um teor crítico, apontando problemas sociais e hipocrisias da sociedade, dentre outras temáticas presentes na obra.
barra
Os nanocontos não me pareceram atrativos, visto que poucos conseguiram me cativar e, infelizmente, penso que a autora não soube conduzi-los. Realizo essa crítica ciente do que estou falando, porque já li alguns minicontos em que podia sentir mais profundidade e emoção. Acredito que transmitir algum sentimento ou abordar um assunto em poucas linhas exige certa habilidade, pois, a meu ver, é uma das tarefas mais difíceis para o escritor.
– A vida nos engole!! A vida nos engole.
Por outro lado, as poesias salvaram parte do conteúdo, nelas pude sentir e respirar o que as páginas diziam, não necessitava esforço: era natural. Até mesmo com o linguajar um tanto complexo, soava de modo distinto dos contos, por possuir fluidez e ter uma carga emocional diferente. Inclusive, a narrativa é iniciada por uma poesia, que prendeu minha atenção do início ao fim e resgata personagens de Machado de Assis: Capitu e Bentinho! Apaixonada por “Dom Casmurro” que sou, fiquei animada para prosseguir — e funcionou: até me deparar com os contos.
barra
A autora realmente teve uma boa ideia e conseguiu produzir um conteúdo interessante, dinâmico. Os assuntos abordados variam desde os mais polêmicos, como estupro, até os mais banais, como o amor. Passa pelo território da política, um pouco pela história e também pela sua rotina, e embora não tenha presenciado o humor mencionado no prefácio, há também outras constantes, como a ironia e o lirismo, que foram melhores apresentados.
barra
Heráclito, Saramago e Lispector, dentre outros, têm suas frases em determinadas páginas, o que parece sugerir uma divisão de partes no livro, contudo, isso não está explanado. Somente aparece a citação em uma folha antes de algumas poesias e narrativas breves, o que fica meio bagunçado, para mim.
Olhou o corpo franzino deitado sobre um papelão, teve pena, titubeou, seguiu e fingiu não ver tamanho problema social.
Esteticamente falando, a capa me dá certa agonia, mas de alguma forma também me fascina por me remeter a disciplina de biologia, pela qual tenho apreço, embora também não consiga enxergar uma ligação da imagem com os textos. Tenho uma sensação de que falta algo, ou não consegui captar algo muito importante ou a obra tenha esse aspecto mesmo, talvez seja uma incógnita ou metáfora.
barra
Por fim, apesar dos inúmeros elogios no prefácio e de Renata Emily possuir um bom currículo, a minha opinião acerca do livro foi de que é uma leitura curta, há textos bons a serem lidos, porém, não é algo que pretendo reler e, ao mesmo tempo, não foi algo ruim. Penso que se fosse dar uma nota, ficaria um pouco abaixo da média, sim, entretanto, é sempre válido tirar as suas próprias conclusões.
carol eu 

 

Dona de 18 primaveras. Feminista. Estudante de Pedagogia. Amante de MPB, animes, k-pop, doramas e uma boa xícara de café. Não vive sem livros, filmes ou maquiagem. É apaixonada por Fred Elboni e quer proteger todos os animais do mundo 🌸

FacebookInstagramSkoobTwitterFlickr

Anúncios

46 comentários em “Mutações

  1. É tão chato quando o livro decepciona né? :-/ Fico meio com o pé atrás quando o livro mistura gêneros literários. Pode ficar genial ou bem frustrante. Mas acho que preciso tirar minhas próprias conclusões. Talvez eu leia um dia, se tiver oportunidade. Parabéns pela resenha!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ahmm, eu já não gosto muito de poesia e se os contos não são bons, as coisas complicam! hahah legal a resenha, bom saber que vocês dão opinião sincera ao que leem.

    literaliza.wixsite.com/literaliza

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Eu sou apaixonada por poesia e gostei bastante da maioria mas os contos não me prenderam tanto, acredito que varia de pessoa para a pessoa, porém não foi uma experiência tão boa para mim. Obrigada por opinar, um beijo!

      Curtir

  3. Nossa, como você escreve bem, guria! Sabe que já senti essa coisa de “é culpa minha ou do autor?”, é péssimo kkk Não costumo gostar muito de contos, pouco espaço e eu quero saber muito. kkk Sempre assim! Acho que esse livro não é pra mim. Beijão!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Essa capa é muito linda e só pela título dá pra ver que combina muito com a história.Esse fato de ser mini contos parece ser bom e ruim,bom por ser pequenos e rápidos para ler e ruim por ter o risco de não dá tempo de narrar a historia. Valeu pela dica,já tá anotadinha.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Também fiquei um pouco confusa agora. Mini contos são bem difíceis de se trabalhar um assunto mais pesado que pede mais abrangência.
    Mas poesia é sempre linda! Amooo.
    Beijos
    Patricia Christmann
    Saberes Literários

    Curtir

  6. Nossa, é difícil quando não sabemos se foi “culpa” nossa ou do autor né? hahaha. Olha… Contos pequenos enchem meus olhos, mas não consigo imaginá-los sendo trabalhados com uma linguagem um pouco complicada. Acho também que, ao se preocupar com a fluidez do texto, a linguagem não pode ser daquelas trincadas, isso atrapalha bastante. Por conta disso, e também por não ser fã de poesias, acho que o livro não é pra mim. Adoro temas cotidianos sendo abordados, mas acho que não me conquistaria muito também :/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s