Os Excluídos da História

Resenha – Os Excluídos da História

por: Pedro Felipe

OS_EXCLUIDOS_DA_HISTORIA_1485916731650212SK1485916731B

Sinopse: Livro que apresentou a obra da feminista Michelle Perrot ao Brasil. “Os Excluídos da História” analisa três grupos sociais periféricos – operários, mulheres e prisioneiros –, na França do século XIX. Leitura essencial, ilumina não apenas a maneira como o poder se desdobra de modo pragmático e simbólico, mas também a beleza da resistência e da rebeldia de indivíduos e grupos marginais. O livro é composto por artigos selecionados pela professora Maria Stella Martins Bresciani, que também assina a introdução e a orelha. 

Número de páginas: 362
barra

Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros é uma compilação de textos da importante historiadora francesa Michelle Perrot, que teve sua vida atrelada ao movimento feminista e ao partido comunista francês, onde exerceu militância. A autora que cresceu no bairro popular dos Hallers, o antigo centro comercial da velha Paris, sempre teve sua vida ligada as manifestações políticas. Com sua curiosidade aguda, sempre repensando os papeis impostos pelo poder dominante e sua vontade de mudar a sociedade conservadora e machista em que vivia se tornou uma das principais pesquisadoras e historiadoras de seu tempo.

Perrot não só nos mostra de uma forma incisiva e detalhista a vida daqueles a qual dedicou extensa pesquisa, como também vai além, com sua escrita bela e clara, não só passeamos por parte da história, como também somos convidados a repensar as articulações da sociedade para oprimir e dominar, muitas vezes de formas que nos parecem inofensivas. A obra se divide em três partes, sendo que cada uma delas se dirige a um grupo histórico social: os operários, as mulheres e os prisioneiros.

Indo muito além dos fatos convencionais que lemos em livros de história didáticos, por exemplo, Michelle mostra detalhes que muitas vezes passaram despercebidos, seus “personagens” são sujeitos sociais com sonhos, aspirações, que se posicionam, que são sujeitos ativos de sua própria vida e da história do mundo. As lutas diárias, as greves, o cotidiano, as atividades de lazer, todas essas coisas revelam humanos que são fortes em sua resistência, mas que ainda sim, são humanos, frágeis em sua essência, que precisam lidar com as injustiças sociais e com a opressão estruturada na sociedade. Ler os textos de Perrot nos faz refletir sobre como temos andado como sociedade, como temos nos colocado diante das tantas desigualdades do mundo moderno.

Por isso, os excluídos da história não é só uma ótima obra de introdução à vasta produção de Perrot, como também é um livro obrigatório para qualquer pessoa que busca compreender melhor a história de grupos que sempre estiveram à mercê da sociedade, Operários, Mulheres e Prisioneiros é um grito de liberdade para aqueles que sempre tiveram a voz calada pelo poder.

pedro.png

Aspirante a escritor, redator freelancer e roteirista nas horas vagas. Típico paulista, vaga de estação em estação procurando um pouco de si em cada lugar que visita. É campeão em maratona de séries e fã de carteirinha de autores como Neil Gaiman e Alan Moore, se considera um chato na maior parte do tempo, se perde em sua própria criatividade e ansiedade.

FacebookInstagramSkoobFlickr

Anúncios

28 comentários em “Os Excluídos da História

  1. Oiii,
    gosto de livros que trabalham com fatos históricos. É uma maneira de conhecermos melhor determinada sociedade, por exemplo. Gostei da premissa do livro e os temas que ele aborda faz o leitor não só conhecer, mas também refletir sobre o que lê. Realmente os operários, as mulheres e os prisioneiros não têm muita vez (nem voz) na História e apesar de serem tão importantes eles são excluídos.
    Parabéns pela resenha.
    Beijoos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s