Marcas da Vida

Resenha – Marcas da Vida

por: Caroline Moreira

MARCAS_DA_VIDA_1442857892527932SK1442857892B

Sinopse: Marcas da vida conta a história de Lilian, uma atriz no auge da carreira, que vê sua vida ser destruída quando sofre um acidente de carro. Com um contrato cancelado e cheia de contas a pagar, Lilian torna-se professora de teatro. Segue sua vida sem grandes aspirações até que uma aluna nova reacende nela o sonho de ter uma família. A professora, esperançosa, mas ainda marcada pelas tragédias de sua história, embarca em relacionamento com Marcos, um publicitário bem-sucedido, cercado de prestígio e belas mulheres. Para não desistir da felicidade, Lilian terá de lidar com os seus fantasmas e se enxergar além do que vê no espelho. 

Número de páginas: 118
barra
Com um núcleo de personagens relativamente curto, a história conta com o romance de Lilian e Marcos e a relação de ambos com Mariana e Ana, irmã e filha de Marcos, respectivamente. “Marcas da vida” discorre sobre um acidente que mudou drasticamente o estilo de vida de Lilian: antes atriz em ascensão, e agora, professora de teatro. Não bastasse as cicatrizes deixadas no rosto da jovem mulher, havia também um  estigma em seu peito: Heitor, seu marido, havia falecido.
barra
Desmotivada de todas as maneiras, mantém-se em um estado de torpor e solidão. Isso ocorre até conhecer Ana na aula que ministra e ter contato com a família dela, o contato com as emoções e interações humanas que tanto evitava foi inevitável. Durante essa jornada que mescla recomeços e reviravoltas, Lilian se mostra uma personagem ainda muito fragilizada com a perda. Já Ana se apresenta como uma menina madura e amorosa, que sabe o que dizer em cada ocasião.
barra
A irmã de Marcos tem uma personalidade rasa e pouco trabalhada, pois não lhe aprofundaram muito visto que suas raras aparições serviam como ponte e ligação entre o casal e entre a professora e a aluna. Infelizmente, o romance entre Lilian e Marcos foi o ponto fraco do enredo para mim, a relação de Ana e a ex-atriz parecia funcionar muito bem e natural, enquanto a relação do casal seguiu uma linha de primeira impressão avassaladora e inexplicável.
barra
Porém, o que realmente não fortaleceu a obra foi o jeito clichê e estereotipado que a autora construiu o pai de Ana: um empresário bem-sucedido, oras seco, oras sentimental. Além do humor oscilante e beleza estonteante, os dois possuem um aspecto em comum tragicamente falando, pois Marcos perdeu a esposa e criou sua filha juntamente com Mariana. Lilian, por sua vez, tinha consigo um sonho de constituir uma família e sentia como se estivesse perto de realizá-lo.
barra
A capa em si me agradou muito e a autora foi muito atenciosa, envolvendo uma fita no livro e deixando uma dedicatória fofa! A fonte é de tamanho mediano, mas achei até grande, já que li sem óculos e não tive dificuldade, e as páginas são em tons amarelados.
barra
A escrita da autora é simples e leve, e para mim, o ponto forte da obra seria a relação de Ana com Lilian, porque conseguia sentir de fato e perceber veracidade nas falas e comportamentos. A narrativa segue abordando o passado, as marcas dele e propõe um desfecho comum. Não foi uma leitura ruim, mas também não se tornou o tipo de livro a que me agarro emocionalmente. Sendo uma obra regular, indicaria caso você tenha gostado dos tópicos apontados.
barra
E você, seria marcado positiva ou negativamente por esse livro?

carol eu

Dona de 18 primaveras. Feminista. Estudante de Pedagogia. Amante de MPB, animes, k-pop, doramas e uma boa xícara de café. Não vive sem livros, filmes ou maquiagem. É apaixonada por Fred Elboni e quer proteger todos os animais do mundo 🌸

 FacebookInstagramSkoobTwitterFlickr

Anúncios

2 comentários em “Marcas da Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s