A Bíblia: Novo testamento

Resenha – A Bíblia: Novo testamento

por: Marina Rodrigues

biblia

Sinopse: Consciente da importância da Palavra de Deus na vida cristã, o Papa Francisco, em diversas ocasiões, tem insistido na necessidade de ler, ao longo do dia, pequenos trechos da Palavra de Deus, para alimentar e fortalecer a fé e o amor a Deus e ao próximo. Para facilitar esta prática, a Paulinas Editora coloca à disposição dos leitores esta edição do Novo Testamento, parte integrante da nova tradução da Sagrada Escritura a partir das línguas originais, com o nome de A BÍBLIA. Trata-se do trabalho de um grupo de exegetas altamente qualificado que buscou transmitir de forma exata e fluente o que os autores do Novo Testamento escreveram em grego, a partir do primeiro século. […] 

Número de páginas: 608
Onde encontrar? Editora Paulinas barra
Primeiramente, acho que devemos deixar alguns pontos claros antes de lermos essa resenha não é mesmo, crianças? Não quero nem uma confusão aqui, já que eu sou a administradora que cuida da nossa parceria com a Editora Paulinas, uma editora cristã, e que mais bate na tecla de que esse Blog é abertamente laico! O que isso quer dizer então? Primeiro, que respeitamos toda e qualquer crença de nossos leitores e administradores ou até mesmo a ausência delas. Segundo, o Blog ser laico não quer dizer que dentro dele não possa haver opiniões de cunho religioso, mas elas são de completa responsabilidade de quem as profere e não a opinião do Blog como um todo.barra
Terceiro, ninguém nunca vai impor suas ideologias aqui, podemos apenas expor opiniões fortes acerca de qualquer assunto, seja ele religioso ou não, mas esperamos uma posição crítica dos leitores também, estamos sempre abertos ao diálogo, mas pleiteamos um ambiente saudável e exigimos que aqui seja um ambiente de debate, mas, principalmente, de respeito acima de tudo, também não temos vergonha de dizer que mesmo não nos responsabilizando por algumas opiniões de terceiros relacionados ao Blog, orgulhosamente levantamos bandeiras como o feminismo, a bandeira LGBT, a luta contra o racismo e quaisquer outras bandeiras que preguem o respeito a todos nós enquanto comunidade.

Quarto, quem não é cristão, pode facilmente ler esse texto como um livro de contos fantásticos sobre um cara muito legal que tem superpoderes e pode andar sobre a água e transformar ela em vinho (muito legal, né? Aposto que vocês queriam transformar água em vinho também, não é meixmo?). Quinto, eu não sou nem uma especialista na bíblia, não vivo na igreja e não sou santa, então essa é minha opinião e como eu me enxergo dentro da minha própria crença, quaisquer erros, complementações, debates, discordâncias, o campo de comentários está logo abaixo! Geralmente quem responde os comentários é a Caroline, mas esse post vai ser respondido diretamente por mim.

Então, vamos começar pelos aspectos técnicos! Com, aproximadamente, 9 cm de largura por 13 de altura, a edição de bolso da Bíblia confeccionada pela Editora Paulinas é muito encantadora! Acho que, basicamente, falando sobre os aspectos técnicos, a capa da edição é bem clean e minimalista, valorizando menos a estética do que a funcionalidade, já que o foco é exatamente o fato de você poder levar no bolso e, acredite, eu testei, realmente cabe em um bolso, porque muitas dessas edições passam longe dessa funcionalidade ou então o fazem com uma qualidade pífia: a custo de capas extremamente malcuidadas e letras mínimas. E aí está um grande trunfo dessa publicação! Ao meu ver, as letras estão em um tamanho perfeito! Elas cumprem sua funcionalidade de serem adequadas para uma edição menor e também são plenamente visíveis (inclusive, eu sou muito chata com a formatação das fontes e seus tamanhos, isso é o que me afasta de ler As Crônicas de Gelo e Fogo).

Ademais, outro ponto certeiro dessa edição são algumas ilustrações ocasionais que aparecem durante o livro, seja na abertura de um capitulo ou até mesmo logo ao abrir a obra, os desenhos são como se fossem esboços feitos a lápis vermelho e baseados em linhas, eles não se preocupam com a forma como ela é, mas com a arte em si e a estética do prazer ao encará-los e ao decifra-los pela primeira vez, são bem modernos, fiquei maravilhada!

Outro ponto digno de se mencionar (segura o trocadilho), é que o preço também cabe no seu bolso! (BA DUM TSS). De acordo com o Guinness Book, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo, com mais de cinco bilhões de cópias vendidas e distribuídas, então pensa que tu podes comprar o livro mais vendido do mundo por menos de dez reais, muito louco, né? Enquanto isso, os piores livros que já li estão sendo vendidos numa faixa de quarenta para cinquenta reais! Mas também é como dizem: é a lei da oferta e da procura, então te aproveita dela!

Além do mais, essa edição faz parte da nova tradução da Sagrada Escritura a partir de línguas originais, o trabalho é de um grupo de Exegetas (pessoa que realiza ou se dedica à análise detalhada de um texto ou de uma obra literária) que traduziram diretamente do grego do primeiro século.

E os livros do Novo Testamento nessa edição estão dispostos assim:

Evangelho segundo Mateus

Evangelho segundo Marcos

Evangelho segundo Lucas

Evangelho segundo João

Atos dos apóstolos

Cartas aos romanos

Primeira carta aos Coríntios

Segunda carta aos Coríntios

Carta aos Gálatas

Carta aos Efésios

Carta aos Filipenses

Carta aos Colossenses

Primeira carta aos Tessalonicenses

Segunda carta aos Tessalonicenses

Primeira carta a Timóteo

Segunda carta a Timóteo

Carta a Tito

Carta a Filêmon

Cartas aos Hebreus

Carta de Tiago

Primeira carta de Pedro

Primeira carta de João

Segunda carta de João

Terceira carta de João

Carta de Judas

Apocalipse de João

Como eu mencionei anteriormente, essa versão possui apenas o Novo Testamento e, para quem não sabe, ela é dividida em Novo e Antigo Testamento, o antigo tem os livros A.C (antes de Cristo) e o novo tem os D.C (depois de Cristo).

Bom, infelizmente eu ainda não li toda a bíblia, então não posso fazer propriamente uma resenha, como é o costume do site, e, me perdoem a sinceridade, mas se fosse para fazer uma resenha, provavelmente ela demoraria anos. Mas por que você está dizendo isso, Marina? Por causa da procrastinação e da leve hipocrisia inerentes do ser humano, primeiro que a Bíblia é bem grande e muitas vezes cabível de inúmeras interpretações, segundo que, sim, eu sou cristã e nunca li a bíblia, isso faz, pelo menos ao meu ver, o exercício da minha fé se tornar extremamente hipócrita, pois como prego algo que não conheço a fundo?

E, pior ainda, como, em 21 anos de vida, ainda não li um livro tão fácil de ler? Aí é que está a pegadinha, meus amigos, na frase ‘’tão fácil de ler’’, muitos de vocês não concordam e acham que a bíblia leva uma vida inteira para ser lida, mas vamos botar isso em pauta: a bíblia possui em média 1500 páginas, o ano possui 365 dias, então vamos dividir o número de páginas pelo número de dias do ano e ver quantas páginas precisaríamos ler por dia para ler toda ela em um ano? 4 páginas, isso mesmo, 4 míseras páginas por dia, se tu leres 8 páginas por dia, tu terminas em seis meses, 12 páginas tu terminas em três meses e 16 páginas tu terminas em um mês e meio, agora me fala quantas páginas tu tens que ler por dia daquela tua apostila do teu trabalho ou da tua escola e me diz: por que não lemos a Bíblia? Muitas vezes eu penso que é por preguiça, por comodismo ou até mesmo por medo! Eu não tenho medo de falar, muita gente não lê por medo de uma sanção que te impeça de fazer algo que gostes agora e você pensa ‘’vou ler quando ficar velha e na beira da morte vou pedir perdão por tudo, ainda mais porque eu não sabia na época que tal coisa era pecado’’ e então você aproveita tudo até o final e vai te resolver com uma unção eterna ou seja lá para ondes fores encaminhado.

De qualquer forma, o que realmente queria deixar no final para vocês é uma das coisas que mais acredito e tento botar em prática sempre que possível (infelizmente não somos santos e conseguimos sempre). Ubuntu para vocês!

Também fiquem atentos à Campanha do Mês da Bíblia 2017 da Paulinas que possui o lema: Seja amigo da Palavra em que o objetivo é levar as mensagens da Bíblia para mais e mais pessoas. Presentear amigos, familiares, colegas de trabalho com  “A Bíblia” e falar sobre Deus onde estiver e para quem puder. Afinal, como nos ensinou Dumbledore: A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de acender a luz.

MARI

 

 

Gosta de escrever na terceira pessoa, comer brigadeiro de colher e ler creepypasta de noite. Aprecia boa música, é uma cinéfila irremediável, leitora compulsiva e fã número um de uma boa xícara de café. Ariana, 21 anos, estudante de Medicina e não adepta de rótulos.

FacebookInstagramSkoobFlickr

 

Anúncios

24 comentários em “A Bíblia: Novo testamento

  1. Oii, tudo bem? Amei sua postagem. Sou cristã desde criança, mais confesso que nunca li a biblía toda, mais conheço inúmeras passagens que ficaram na minha mente até hoje. Mais sempre que precisamos vamos consultar esse livro que contém passagens realmente maravilhosas. Adorei os pontos citados, e a edição está maravilhosa
    Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Marina, tudo bem? Gostei muito da sua iniciativa com esse post, realmente a Bíblia não é um livro fácil de se ler e você tem mais do que razão em citar que a procrastinação é inerente só ser humano (amei isso rs). Você foi muito imparcial, o que é complicado quando se trata de religião, e respeitosa quanto à opção individual de seus colegas de blog e de seus leitores. Eu cresci cristã mas nunca me identifiquei, nunca fui de frequentar igreja, mas não me considero atéia pois acredito numa força maior (independentemente de como cada um chame). Acredito que toda forma de informação seja válida e todo livro deva ser levado em consideração. Fico muito feliz que a editora está com essa campanha e esteja estimulando os leitores, isso é muito importante. Continue sempre assim, e se te faz bem, continue lendo. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adorei a postagem!
    Eu nunca peguei a bíblia para ler, e como você disse, se pegássemos um pouquinho que seja para ler dia-a-dia a gente ia terminar a leitura tranquilamente. Abriu meus olhos e estarei tentando ler um pouco da bíblia a cada dia ❤
    Obrigada por esse post importantíssimo!
    Beijos!
    Cores Literárias

    Curtido por 1 pessoa

  4. Gostei muito da postagem. Estou longe de ler a Biblia toda, mas procuro ler um pouco a cada dia, nem que seja um versículo de cada vez. Tambem gostei de rever esse vídeo que é inspirador. Parabéns pela iniciativa de trazer esse livro maravilhoso para o mundo Literário.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ei! Tudo bem?

    Achei sua resenha tão bem feita, tão trabalhada no conteúdo e em informações importantes sobre o livro. Essa versão está muito bonita e gostei de saber sobre a formatação, tenho sérios problemas para ler algumas coisas por causa da fonte e de seu tamanho.
    Bem, eu nunca li a Bíblia e, apesar de ser ateia, tenho muita vontade de conhecer as religiões. Fico muito feliz em saber que esse é um blog laico e que vocês pretendem falar um pouco de cada coisa, contanto que haja respeito. Parabéns pela resenha e por todo o seu comentário inicial falando sobre respeito e explicando sua opinião.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Achei que ficou bem explicadinho seu ponto de vista e concordo que devemos levantar o assunto sempre priorizando o respeito ao próximo.
    Também sou cristã e não li a bíblia de cabo a rabo, mas conheço muitas histórias e é impossível fazer uma resenha delas, cada parágrafo tem inúmeras interpretações, depende muito do momento que vc lê.
    Acho legal ler toda ela, mas não me obrigo a isso em uma quantidade de páginas ou linearidade, prefiro pausadamente e com bastante meditação. Afinal, não é um livro de entretenimento e sim um guia para a vida toda. Deve ser estudado em cada vírgula para que seja válido.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá Mariana! Em primeiro lugar parabéns por esse texto lindo, atualmente é difícil ver as pessoas defendendo a leitura da Bíblia. Eu lia bastante uns dois anos atrás, sinceramente não sei explicar porque parei de ler, sempre traz uma paz muito grande ler a Palavra de Deus. Gosto especialmente dos Salmos. Acho que já passou da hora de eu retornar para as minhas leituras diárias da Bíblia, obrigada pelo incentivo, bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s